Destino escolhido, passagens compradas, passaporte em dia.
Na lista de tarefas a serem feitas antes do embarque nós quase nos esquecemos de uma coisa: o famoso seguro viagem.
Para uns uma despesa desnecessária, para outros, algo tão fundamental quanto a escolha do Roteiro.
Já vou dizendo desde já uma coisa: seguro viagem para a Europa é assunto sério.
Contrate um seguro viagem!
• Aproveite e cote seu seguro com a Seguros Promo, atráves do link você ganha 5% de desconto e se optar por pagar por boleto mais 5% de desconto!
Ele pode prevenir diversos problemas, entre eles, mala extraviada e cancelamento e atraso de voos evitando que sua viagem dos sonhos se torne um pesadelo.
Sem ele você pode ter que pagar valores astronômicos por simples consultas, ter problemas na alfandega e o pior, até ser deportado.
Antes de contratar seu próximo seguro viagem, confira o texto com as principais dúvidas.
Seguro viagem, tudo o que você precisa saber
Se você pretende fazer uma viagem sem dores de cabeça, saiba que o seguro viagem é fundamental, especialmente se você pretende conhecer a Europa, onde na maioria dos país ele é mais que necessário, é obrigatório.
Acredite, qualquer contratempo simples se transforma num pequeno pesadelo quando estamos fora de casa. É justamente aí que entra o seguro viagem.
A maioria dos seguros desta categoria cobrem problemas de saúde, extravios de bagagem, furtos, acidentes e até casos mais graves como falecimento e translado emergencial.
Desta forma, o seguro viagem funciona como um amparo internacional contra quaisquer imprevistos que possam comprometer a integridade pessoal do viajante.
Ele é um documento de validade internacional, ou seja, de acordo com suas especificações será aceito em todos os países que você pretende visitar.
Seguro viagem na Europa é obrigatório?
São 50 os países fazem parte do continente europeu, sendo que 28 são membros da União Europeia, ou seja possuem o Euro como moeda comum.
O que você precisa saber é que a Europa possui uma convenção específica para padronizar a entrada de estrangeiros, o Tratado Schengen.
O Tratado Schengen permite que, uma vez ingressado num país participante, você transite livremente entre os demais países do acordo.
Essa facilidade tem um preço: É obrigatório apresentar um seguro de viagem válido e atualizado ao ingressar dentro do espaço de livre trânsito.
Uma das exigências para a entrada no Espaço de Schengen é que o seguro contratado seja de no mínimo 30 mil euros. Isso quer dizer que o seu seguro deve cobrir um total de despesas dentro deste valor mínimo.
Bom, você deve estar pensando: “mas um seguro viagem de 30 mil euros deve custar uma fortuna!”.
Pior que não. A média de custo de um bom seguro viagem é de apenas 10 reais por dia.
Ou seja, uma despesa justa, que pode evitar de uma série de problemas, garantido uma viagem sem preocupações.
Tratado de Schengen
Nem toda a Europa faz parte do acordo de livre trânsito de visitantes e nem todos os participantes do Tratado de Schengen são membros da União Europeia.
Vamos simplificar as coisas:
Fazem parte do Tratado de Schengen:
Alemanha
Áustria
Bélgica
Dinamarca
Eslováquia
Eslovênia
Espanha
Estônia
Finlândia
França
Grécia
Holanda
Hungria
Islândia
Itália
Letônia
Liechtenstein
Lituânia
Luxemburgo
Malta
Noruega
Polônia
Portugal
República Tcheca
Suécia
Suíça
• Destes participantes, os países Liechtenstein, Islândia, Noruega e Suíça não fazem parte da União Europeia, mas seguem as regras do Tratado de Schengen.
Não fazem parte do Tratado de Schengen:
Os seguintes países fazem parte da União Europeia, mas não participam do Espaço Schengen:
Bulgária
Chipre
Croácia
Romênia
Países europeus que não fazem parte da União Europeia e não participam do Espaço Schengen:
Albânia
Belarus
Bósnia e Herzegovina
Kosovo
Macedônia
Moldova
Rússia
Sérvia
Ucrânia
Isso quer dizer que se você estiver num país que faça parte do tratado de trânsito livre e resolver ir conhecer um desses países acima, vai ter que conferir a legislação de cada um deles sobre a entrada de turistas.
E seu eu não contratar um seguro viagem?
Atualmente, os brasileiros são uma das nacionalidades mais deportadas da Europa todos os anos.
Quase 5 mil pessoas foram impedidas de entrar em algum país da União Europeia só em 2018 e a principal causa foi a falta de apresentação de documentos obrigatórios.
Mesmo onde o seguro viagem não é exigido por lei, ele se faz necessário por uma questão de segurança. Um bom exemplo é o Reino Unido.
Se você não é cidadão europeu e sua visita na Inglaterra for inferior a 6 meses, você simplesmente não tem direito a nenhum tipo de tratamento médico gratuito, caso precise.
Ou você está amparado por um seguro viagem ou terá que pagar um médico particular, onde a consulta não sai por menos de 250 libras – nada menos que cerca de 1200 reais.
Quais os benefícios do seguro viagem?
Assistência médica e odontológica – Auxílio médico-hospitalar ou odontológico durante a sua viagem serão pagos ou reembolsados.
Assistência farmacêutica – Se for necessário fazer uso de algum remédio preescrito durante a viagem, o seguro cobrirá os custos do medicamento.
Bagagem extraviada – Proteção contra casos de bagagem extraviada, furtada, roubada ou danificada: se suas malas desaparecerem pelo caminho, a seguradora providencia um ressarcimento, baseado num valor acordado na hora da contratação.
Cancelamento de viagem – Cobertura contra cancelamentos de passagens, hotéis e demais serviços: problemas com companhias aéreas ou agências de turismo e hospedagem podem ser ressarcidos.
Atraso da Companhia aérea – Se o atraso do seu voo influenciar em uma perda de conexão, compromisso ou até problemas com a reserva da hospedagem, o seguro viagem poderá cubrir as despesas se a companhia aérea responsável pelo atraso não o fizer.
Assistência jurídica – Em casos procedimentos legais fora do Brasil, como por exemplo se você tiver um acidente de trânsito, o seguro viagem cobrirá os honorários dos advogados por exemplo.
Atendimento em Português – Em caso de emergência fora do Brasil conte com o suporte da Seguradora em Português.
Contratando o seguro viagem
A primeira coisa que você vai perceber ao pesquisar sobre seguros viagem é que existem dezenas de empresas, com os mais variados preços e tipos de contrato.
O problema de contratar um seguro viagem é justamente esse: qual empresa contratar?
Sem uma pesquisa detalhada você pode pagar caro por um seguro básico, se expondo a riscos desnecessários durante sua viagem.
A melhor forma de não cair em pegadinhas é usando a Seguros Promo.
Esta é uma plataforma que oferece um avançado sistema de buscas, e uma das maiores vantagens é a possibilidade de comparar os preços de diversos seguros, garantido o melhor custo beneficio.
Baseando-se na escolha do destino, o site irá buscar por modelos de seguros que se adequem a obrigação de cada país, assim você não corre risco de contratar um seguro que não atenda as normas da imigração.
Você ainda pode comparar preços e tudo o que cada uma das empresas oferece dentro da cobertura. Sem enrolação, sem letrinhas miúdas. Tudo simples e claro.
Dica especial
Tenho um bônus especial para os leitores do blog.
Fazendo seu seguro através do nosso link você ganha 5% de desconto imediato e mais 5% caso prefira pagar no boleto, você pode economizar até 10% no seguro da sua próxima viagem.