Lisboa é uma cidade cheia de segredos. Eleita por dois anos consecutivos como um dos melhores destinos de turismo no mundo, a capital portuguesa vai muito além dos seus cartões postais tradicionais.
Casas com mais de 500 anos, palácios marroquinos, ruÃnas romanas e bares com vistas de tirar o fôlego. Se você quer conhecer a cidade através de lugares incrÃveis e fora do comum confira os 7 segredos para descobrir em Lisboa.
1 – Conheça a casa mais antiga de Lisboa
Essa casa sobreviveu ao terremoto que destruiu Lisboa em 1755 e está num dos mais antigos bairros da Europa. Fica na rua dos Cegos, nos números 20 e 29, em Alfama, e permanece de pé há mais de 500 anos.
A casa possui elementos decorativos de vários perÃodos, mas suas bases remontam da época do descobrimento do Brasil. Fica num dos quarteirões mais preservados de Alfama, bairro que viu Lisboa nascer. O local é hoje uma residência e não está aberto para visitação.
Neste mesmo entorno vale a pena passear a pé e contemplar outras casas antigas incrivelmente preservadas.
Alfama foi um dos poucos bairros que sobreviveram ao terremoto que assolou Lisboa em 1755, por isso mantém seu traçado original desde sua fundação no século XI. O bairro é famoso por suas pequenas tavernas familiares, com fado e boa comida.
2 – Desbrave o passado da Lisboa romana
Quem anda pela rua da Prata, no centro de Lisboa, não sabe que embaixo de seus pés estão algumas das galerias romanas mais preservadas da Europa.
ConstruÃdas no século I a.C., as galerias romanas lisboetas são os registros do tempo em que Lisboa de chamava Olisipo e era um importante porto do império romano.
Durante todo o ano as galerias permanecem cobertas d’água, são abertas para visitação apenas nos perÃodos de seca, de abril a setembro.
As visitas guiadas são limitadas e devem ser feitas com antecedência. Para conferir os horários basta acessar o site do Museu de Lisboa.
Pouca gente sabe, mas em Lisboa também existem as ruÃnas de um teatro romano. A arena recebia peças e festas religiosas do império romano e hoje são protegidas e muito pouco visitadas.
A área de escavação arqueológica fica nos fundos do Museu de Lisboa, também em Alfama, na Rua de São Mamede, nº 3.
3 – Encante-se com a menor e a mais antiga livraria do mundo
Com menos de 4 metros quadrados, a Livraria do Simão, conhecida pelos locais como Livraria da Escadinha, passa desapercebida pelo turista apressado.
Escondida nas escadinhas de São Cristóvão, que ligam a Baixa de Lisboa até o Castelo de São Jorge, este estabelecimento minúsculo é point para intelectuais e amantes da leitura.
Não deixe de conversar com o dono, o famoso Simão, que conhece de cabeça todos os 3000 mil livros expostos no local.
Já na rua Garrett, 73, no coração da Baixa de Lisboa, fica a Livraria Bertrand, eleita pelo Guinness Book como a mais antiga do mundo em funcionamento. O estabelecimento vende livro, ininterruptamente, desde de 1732.
O prédio foi reconstruÃdo após o terremoto de 1755 e atualmente exibe suas paredes decoradas com os tradicionais azulejos portugueses.
A livraria é especializada no melhor da literatura portuguesa, mas não é raro encontrar muitos autores brasileiros em suas prateleiras.
4 – Conheça o mais antigo restaurante e a mais antiga cervejaria de Portugal
Fundado em 1784, o Restaurante Tavares, na Rua da Misericórdia, 37, conta com nada menos que 300 anos de história.
Localizado no coração do bairro do Chiado este é considerado o mais antigo restaurante em funcionamento de Portugal e o quarto mais antigo do mundo.
Serviu de cenário para diversos filmes e já foi ponto de encontro de celebridades, polÃticos e revolucionários. Atente para a decoração do lugar. Todo em estilo clássico, é um dos mais imponentes restaurantes de Lisboa.
Repare ainda no relógio de parede no centro do salão principal. Ele é citado numa cena famosa do romance Os Maias, de Eça de Queiróz.
O livro de visitas possui assinaturas de visitantes ilustres, como Ernest Hemingway, Madonna e claro, Eça de Queiróz, que era cliente regular.
Já na rua Nova da Trindade, 20 C, fica a Cervejaria Trindade, a mais antiga de Portugal e uma das mais antigas do mundo.
Localizada no prédio que abrigou a Ordem da SantÃssima Trindade dos Frades Trinos, o edifÃcio foi erguido em 1294. Em 1836 foi aberta ali a primeira fábrica de cerveja de Portugal.
 As mesas ficam dispostas no que foi o antigo refeitório do mosteiro e a decoração preserva diversos elementos originais do antigo claustro.
O destaque são as cervejas artesanais, produzidas lá mesmo, e o clima de mosteiro, com música gregoriana e garçons vestidos como frades medievais. Não deixe de provar o tradicional toucinho do céu, doce medieval feito com ovos e banha de porco, marca registrada do lugar.
5 – Deslumbre-se com a melhor vista de Lisboa num rooftop
Rooftop é a palavra chic para terraço e Lisboa possui diversos bares e restaurantes com vista privilegiada para a cidade.
O mais famoso terraço de Lisboa é o do Hotel Mundial (Praça do Martim Moniz, 2, 9.º andar).
Estrategicamente localizado no meio da cidade, entre a parte alta e a parte baixa, permite uma vista 360° da capital portuguesa. O lugar é famoso pelos drinques e DJs que animam o final da tarde. O acesso é pelo hall do hotel e é aberto ao público.
Já no Bar Entretanto (Rua Nova do Almada, EdifÃcio Chiado Regency, 114, 7º andar) tem-se uma vista de tirar o fôlego do bairro mais badalado de Lisboa, o Chiado.
Situado no sétimo andar de um hotel conceituado, é conhecido pelos quitutes do chef Igor Martinho, eleito duas vezes um dos melhores cozinheiros de Lisboa.
Suas mesas são disputadas, especialmente na hora do pôr do sol, portanto, reserve com antecedência.
6 – Conheça um pedaço árabe no coração de Lisboa
Se você estiver no centro de Lisboa e tiver vontade de visitar um palácio tÃpico das 1001 noites, basta ir até o número 58 da rua das Portas de Santo Antão, onde fica um dos edifÃcios mais surpreendentes da capital portuguesa.
A Casa do Alentejo é um prédio todo composto com a mais luxuriante arquitetura mourisca, misturando diversos estilos, do clássico ao muçulmano.
Sua arquitetura peculiar é uma homenagem aos tempos em que Lisboa foi parte do império mouro, isso nos idos do século XII. É um dos poucos exemplares da arquitetura árabe na capital portuguesa.
Finalizado em 1919, sua arquitetura é inspirada nos palacetes árabes do norte do Marrocos. A casa funcionou como cassino, o primeiro de Lisboa, e hoje é sede de uma associação para valorização da cultura alentejana.
O edifÃcio abriga ainda uma biblioteca, uma taverna tÃpica e um excelente restaurante. Lá se pode provar pratos tÃpicos da culinária alentejana e beber alguns dos melhores vinhos desta região.
7 – Sinta-se parte da realeza portuguesa no Palácio da Ajuda
Sabia que o Palácio Nacional da Ajuda (Largo da Ajuda, próximo ao Jardim Botânico) foi construÃdo em 1795 para servir de residência real após o terremoto de 1755.
Temendo novos tremores o rei Dom José I mandou erguer as bases deste palácio num descampado alto, longe das ruÃnas de Lisboa.
O que diferencia este palácio dos demais é que sua composição interna é a mesma do século XVIII. Visitar suas salas é como viajar no tempo e descobrir como viviam os reis e rainhas de Portugal.
O destaque é para o vestÃbulo, sala inicial, com 47 esculturas dos principais artistas da época.
Não deixe de conferir o fabuloso quarto de D. Maria Pia, com decoração estilo Napoleão III e o seu escritório, a chamada Sala Verde, com móveis e objetos pessoais dos monarcas incrivelmente intocados.
Outro salão que chama a atenção do visitante é a Sala de Pintura, local onde reis e nobres eram imortalizados em telas.
[…] Lisboa é cosmopolita, Guimarães ainda é uma cidade mais […]
[…] • Lisboa: 7 segredos para descobrir na capital portuguesa […]