Todos os caminhos levam a Roma. Essa não é uma mera expressão. Roma é um dos principais destinos da Europa, recebendo em média 7 milhões de turistas todos os anos.
Porém o grande fluxo de turistas pode transformar o seu passeio por Roma numa experiência desgastante. Nem sempre é fácil fugir do burburinho dos turistas que se espremem para tirar uma foto na Fontana di Trevi ou no Coliseu.
A sorte é que Roma é uma cidade cheia de segredos e encantos, que não se resumem apenas aos seus cartões-postais mais famosos. Dá para conhecer Roma de uma maneira diferente, visitando lugares ainda pouco frequentados e cheios de história.
Confira as dicas para conhecer Roma através de 10 experiências incríveis:
Gastronomia em Roma
Selecionamos 5 experiências gastronômicas locais que reúnem qualidade, bom preço e aquele charme da terra da bota:
Prove a melhor finger food de Roma no Porto Fluviale Ristorante (Via del Porto Fluviale, 22.)
Localizado em Ostiense, distante cerca de 3Km do centro de Roma, este restaurante é o preferido dos locais. A região é apreciada pelo público jovem, artistas e moradores da região.
A experiência típica do lugar é o seu menu bar, com pequenas porções de finger food, para comer com as mãos mesmo. Apesar de sua decoração moderna a casa possui preços camaradas.
A prata da casa, massa recheada “al pollo e arachidi” – frango com pasta de amendoim – sai a €3,50. Complete sua experiência local com um passeio pela região.
Curta o pôr do sol dentre as estruturas do famoso gasômetro, uma estrutura de ferro peculiar cercada por armazéns transformados em galerias e espaços culturais.
Curta o burburinho boêmio do bairro de Monti na Hosteria La Vacca M’briaca (Via Urbana, 29.)
Monti é uma boa pedida para quem quer fugir do agito noturno de Trastevere. O bairro é conhecido por suas galerias de arte e é frequentado por escritores, artistas e celebridades locais.
Se você procura uma típica experiência italiana, com refeições fartas, clima informal e preço justo este é o lugar.
Prepare-se para comer bem, aqui os pratos são generosos. Sente-se numa das mesas externas e veja a vida em Roma passar.
O spaghetti à matriciana é o destaque da casa. Não deixe de provar a tradicional panna cotta com calda de frutas vermelhas, outra marca registrada do lugar.
Descubra os segredos do bairro judeu no pequenino Sora Margherita (Piazza delle Cinque Scole, 30)
Pertinho do Palazzo Cenzi, no coração do bairro judeu de Roma, fica este restaurante pequeno, que quase passa desapercebido pelo visitante.
Prepare-se para uma experiência totalmente local e única. Aqui o ambiente é apertado e o cardápio é feito manualmente.
Quem já comeu aqui uma vez nunca sabe o que encontrar, pois o menu é mudado com frequência.
Não deixe de provar as famosas alcachofras romanas, fritas ou assadas. O outro destaque fica por conta do farto menu de massas, todas artesanais e realizadas pela família dona do estabelecimento conforme manda a tradição.
O preço é bem convidativo: o menu completo sai em média €20.
Prove os doces do Mercato Centrale di Roma (Via Giovanni Giolitti, 36)
Ao lado da mais movimentada estação de trem de Roma, a estação de Termini, fica o Mercado Central, parada obrigatória para quem quer comer com um verdadeiro romano.
O local costuma ficar cheio nos finais de semana e oferece uma variedade de lanches tradicionais, doces e massas. Não saia de Roma sem antes experimentar alguns dos doces mais divinos do país.
Nos balcões das diversas confeitarias que existem no local estão dispostos os quitutes de todas as regiões italianas.
Os destaques são o maritozzo con la panna, uma espécie de pão doce recheado com chantili, e os famosos canoles, enroladinhos de massa com creme de nozes e avelã.
Fuja do centro e descubra o Quartiere Nomentano e a Trattoria da Neno (Via Ravenna, 30)
Dê um tempo do fervor do centro de Roma e se perca num bairro local. Nesta área residencial existem diversos restaurantes e bares tradicionais e os turistas são raros.
O destaque do bairro é a Trattoria da Neno. Com sua decoração charmosa e seu cardápio feito para agradar os locais, este é um restaurante perfeito para quem quer experimentar a comida local sem pressa.
Cada prato representa uma região italiana, o que oferece ao visitante a chance de conhecer as maravilhas da cozinha deste país num só lugar.
As entradas, os chamados antipasti, são fabulosos, com destaque para o ceci e baccalà, bacalhau com grão de bico. A casa oferece ainda seus famosos grelhados, tudo feito de acordo com a tradição fiorentina.
Passeios culturais em Roma
Nem só do Coliseu vive Roma. Separamos 5 experiências culturais ainda pouco exploradas para você e descobrir uma Roma que não está nos guias turísticos:
Veja as obras de Bernini na Galleria Borghese
Ok, esse é um ponto turístico muito conhecido, mas a maioria dos turistas desiste de visitar o lugar por conta de um detalhe: é preciso agendar o passeio com antecedência.
Aqui você não vai encontrar filas intermináveis nem centenas de turistas. Com um número limitado de visitantes, passear pelas galerias quase vazias é uma experiência única e inesquecível.
Antiga residência de uma nobre família romana, o museu possui uma coleção de obras de arte de cair o queixo.
Perca quanto tempo quiser vendo as obras do mestre barroco italiano Gian Lorenzo Bernini, todas dispostas pertinho dos olhos dos visitantes.
As mais impressionantes são as estátuas de Davi e o célebre O Rapto de Proserpina. Tire a tarde para passear no parque em que fica o museu, onde fica também um zoológico e o Templo de Esculápio.
É possível alugar bicicletas e pedalinhos e curtir a tarde como um local.
Deslumbre-se com a vista de Roma na Fontana dell’Acqua Paola e no Parque do Gianicolo
Cansado de se espremer ao redor da Fontana di Trevi? Nos arredores do Monte Gianicolo fica uma das mais belas, e pouco visitadas, fontes de Roma.
Conhecida pelos locais como Il Fontanone, possui uma das mais belas vistas para a cidade eterna. Não longe dali fica o Parque do Gianicolo, onde a cidade pode ser vista em quase toda sua extensão.
O melhor caminho é passando por Trastevere, portanto, prepare-se para subir uma pequena ladeira. Mas acredite, a vista compensa.
Intrigue-se com a Pirâmide de Céstio e o Cemitério Protestante
Sabia que Roma possui uma pirâmide? Fica no bairro de Ostiense e é um dos monumentos mais curiosos e bem preservados da cidade.
Foi construída entre 18 e 12 a.C. como túmulo para o magistrado Caio Céstio Epulão e fica nos limites das antigas muralhas que cercavam a cidade.
Aproveite o passeio e conheça o bucólico Cemitério Protestante, ao lado da pirâmide. Nele estão enterradas diversas celebridades do mundo das artes como os poetas Percy B. Shelley, John Keats e o filósofo Antônio Gramsci. O cemitério possui ainda diversas obras de arte e inspirou vários escritores.
Tenha uma experiência de fé na Arquibasílica de San Giovanni in Laterano
Localizada fora do centro da cidade, nos limites da antiga muralha, esta igreja imponente nem sempre é incluída nos roteiros dos visitantes.
É visitada por peregrinos e está longe do frenesi do Vaticano. Construída sobre os restos de um antigo templo romano, chama a atenção por seus claustros, com diversas relíquias que ajudam a entender a história da religião cristã.
Seu batistério é considerado o mais antigo do cristianismo.
O destaque fica para a chamada scala sancta, ou escada santa, que teria sido parte do palácio de Pôncio Pilatos em Jerusalém.
A tradição diz que Santa Helena, nos primórdios do cristianismo, trouxe a escada sobre a qual Jesus recebeu sua sentença. Seus degraus só podem ser subidos de joelhos.
Passeie pela mais bem preservada estrada romana na Via Appia Antica
Sabe a expressão “caminhar pela história”? Aqui ela faz todo o sentido. A via Appia é uma das mais antigas e bem conservadas estradas do Império Romano.
Fica afastada do centro histórico e seu passeio pode ser feito a pé ou de bicicleta.
Hoje o trecho romano desta estrada, que ligava Roma aos demais postos do império, se tornou um parque muito apreciados pelos locais, que usam seu gramado para lazer e piqueniques.
Em seu entorno existem diversas ruínas, museus e o maior destaque são as catacumbas cristãs.
São dezenas de túmulos dos primeiros cristãos romanos, mas apenas alguns estão abertos para visitação. Não deixe de conhecer o túmulo de São Sebastião, localizado numa área arqueológica incrivelmente intacta.
[…] essa coisa chamada elevador (um baita problema se você carrega muitas malas). A Piazza Venezia em Roma é linda para um passeio, mas o trânsito ali é […]
[…] históricos medievais ou cidades muradas como Bruges, na Bélgica, San Giminiano e Veneza, na Itália, as Aldeias do Xisto, em […]