ATUALIZADO: MARÇO/2023
———
Quais são as melhores cidades para morar em Portugal? Essa pergunta não é fácil de responder.
Os brasileiros que desejam viver em terras lusas encontram dificuldade em escolher qual a melhor cidade para morar em Portugal – e essa dúvida faz todo sentido.
Não é nenhuma novidade que Portugal vem se tornando um dos principais destinos dos brasileiros que desejam morar na Europa, seja em busca de mais segurança para seus filhos, mais oportunidades, a busca de uma nova vida com a família ou por estar cansado da insegurança no Brasil, os motivos são diversos
Embora seja um país pequeno (Portugal é um pouco menor que o estado brasileiro de Santa Catarina), Portugal possui cidades incríveis e ideais para quem deseja viver com tranquilidade.
Antes de iniciar o seu planejamento de imigração, é preciso descobrir qual cidade portuguesa melhor se enquadra em seu perfil. Cidades como Lisboa e Porto, preferidas pelos brasileiros, já sofrem com o aumento do custo de vida.
Foi pensando nisso que listamos as 5 melhores cidades para morar em Portugal em 2023. Para essa seleção levamos em conta diferentes quesitos:
• Infraestrutura de serviços,
• Qualidade de vida e segurança;
• Qualidade de ensino público e privado;
• Facilidade de locomoção;
• Oportunidades de emprego.
Melhores cidades para morar em Portugal
1- Braga
Com pouco mais de 193 mil habitantes e distante apenas 59 km da área metropolitana do Porto, Braga é uma das melhores cidades para quem deseja morar em Portugal.
Mesmo sendo uma cidade milenar (o município foi fundado pelos romanos em 16 a.C.), Braga é moderna e cosmopolita, repleta de atrações culturais e cercada por muito verde. Braga também é conhecida por sua universidade, a Universidade do Minho, uma das mais respeitadas e procuradas do país.
A grande vantagem de se viver em Braga é poder aproveitar o clima do interior sem abrir mão de tudo o que uma cidade grande pode oferecer. Centros comerciais, shopping centers, mercados regionais, bares e restaurantes. Braga reúne em seu centro o melhor da vida moderna.
Essa também é uma cidade bastante segura e com um mercado de trabalho bem amplo. A proximidade com outras cidades, como Porto (59 km), Viana do Castelo (62 km), Guimarães (25 km) e Barcelos (22 km), fazem de Braga o local ideal para quem deseja não apenas conhecer novas localidades, mas também encontrar novas oportunidades de trabalho ou formação.
A cidade possui ainda diversos títulos como a Capital Europeia da Juventude (2012), Cidade Europeia dos Esportes (2018) e Cidade Criativa da UNESCO (2017).
Graças a sua universidade e aos investimentos em tecnologia, Braga também vem se tornando um dos grandes pólos criativos de Portugal.
Localizada no coração da região norte, Braga possui um clima um pouco mais frio quando comparado ao da região central e sul de Portugal. Os verões são amenos e os invernos costumam ser bem chuvosos.
Outro ponto de destaque é a diversificada vida estudantil. A Universidade do Minho, uma das instituições de ensino mais conceituadas de toda a Europa, atrai estudantes do mundo inteiro.
Quando o assunto é saúde, Braga não deixa nada a desejar. Em 2018 o Hospital de Braga foi considerado o melhor do país, sendo o único a conseguir a máxima classificação em oito de suas áreas clínicas.
Trabalho
Para quem procura por uma nova oportunidade de emprego, Braga oferece um mercado de trabalho bem amplo. Vale lembrar que a cidade está numa região cercada por outros centros urbanos, o que amplia as possibilidades de trabalho.
Com a criação de seu polo de tecnologia, a cidade tem buscado por profissionais capacitados em diferentes áreas, principalmente no ramo de T.I. (tecnologia da informação), engenharia, consultorias e áreas ligadas ao mundo da comunicação e inovação.
A região de Vila Nova de Famalicão, distante cerca de 22 km do centro de Braga, reúne diversas empresas de grande porte, como Continental Mabor, TMG Tecidos, RNM Químicos e Campcarn Carnes. Nos arredores de Braga fica também uma das maiores fábricas da empresa alemã Bosch.
Moradia
Quando falamos de habitação, Braga é sem dúvidas uma cidade mais barata do que Porto ou Lisboa, mas os preços variam de acordo com o tipo de imóvel e do bairro. Mesmo com uma ampla oferta de imóveis, Braga já começa a enfrentar o problema da alta de preços.
Como em qualquer cidade portuguesa, os bairros centrais são os mais caros. No caso de Braga, temos a vantagem de uma cidade com um centro histórico renovado e bem diversificado. Os bairros de Lamaçães, Nogueiró e Maximinos são conhecidos pelo fácil acesso e pelos altos preços.
A região de Gualtar, Barros e Novainho, por serem próximas do campus da universidade, oferecem maior oferta de apartamentos de um quarto ou quitinetes, aqui chamadas de T0.
Já os bairros de Tadim, Sequeira e Passos São Julião são um pouco mais afastados, mas garantem uma boa economia na hora de arrendar um apartamento ou mesmo uma casa.
No site da Câmara de Braga é possível saber mais sobre cada um dos bairros e freguesias da cidade.
A média de preços de aluguel varia muito, mas podemos dizer que um bom apartamento de dois quartos, localizado num bairro agradável, fica entre os 600 e 900 euros por mês.
Vale a pena morar em Braga?
Braga é ideal para quem deseja viver numa cidade tradicional, mas sem abrir mão dos benefícios de uma grande capital.
Com uma vida cultural ativa e grande destaque no mercado de educação e tecnologia, Braga é uma das cidades mais acolhedoras e promissoras para quem deseja morar em Portugal.
Principais pontos positivos: qualidade de vida e mercado de trabalho
Viver em Braga significa ter uma vida menos acelerada e com muito lazer. Todas as cidades portuguesas, de um modo geral, apresentam ótima qualidade de vida, mas Braga se destaca pela combinação de excelente infraestrutura e clima interiorano, coisa rara nos grandes centros urbanos.
Apesar de não oferecer tantas oportunidades quanto Lisboa ou Porto, Braga é uma cidade com grande oferta de emprego em diferentes áreas. Se você é do setor de tecnologia, encontrará aqui um mercado de trabalho cheio de boas ofertas.
Principal ponto negativo: alta dos aluguéis
Esse é um problema que atinge todo o país, tanto que o governo português iniciou um programa para o controle dos valores cobrados pelos aluguéis, visando diminuir a bolha do setor imobiliário.
Braga ainda tem ótimas ofertas de casas e apartamentos por preços atraentes, mas encontrar um bom negócio por aqui começa a se tornar cada vez mais raro.
Conheca o Guia completo das 21 cidades mais importantes de Portugal.
2- Coimbra
Com pouco mais de 140 mil habitantes e distante cerca de 205 quilômetros da capital Lisboa, a cidade de Coimbra é a cidade mais importante da região central de Portugal.
Coimbra já foi capital de Portugal e hoje é conhecida mundialmente por sua universidade e por suas atrações culturais e turísticas.
Há quem chame Coimbra de “cidade universitária” por conta dos milhares de estudantes do mundo inteiro que vêm se formar ou se especializar aqui, mas essa é uma cidade com diferentes qualidades – o ensino de excelência é só mais uma delas.
O que mais chama a atenção em Coimbra é a ótima qualidade de vida. Com um eficiente sistema de transporte, se locomover pela cidade é bem fácil e barato. Além disso, Coimbra oferece uma excelente estrutura de serviços essenciais, como hospitais, escolas, áreas de lazer e centros comerciais.
Mas se por acaso você precisar conhecer outras localidades, saiba que Coimbra está numa região estratégica. São cerca de 55 km até Figueira da Foz, 61 km até Aveiro e 76 km até Leiria – cidades com grande destaque turístico e comercial.
Outro fator que faz de Coimbra uma das melhores cidades para se morar em Portugal são as opções de lazer. Coimbra é cercada por diversas áreas verdes e parques, o mais famoso deles, o Parque Verde do Mondego, encontra-se revitalizado e oferece ao morador um espaço cheio de tranquilidade e beleza nas margens do rio Mondego.
O Jardim Botânico da Universidade de Coimbra e o Jardim da Sereia também são conhecidos pela tranquilidade e ótimas atrações culturais, muitas delas gratuitas.
Trabalho
O mercado de trabalho em Coimbra é centralizado no turismo, na indústria e também no setor da saúde e da educação.
No site Dinheiro Vivo é possível conferir uma lista atualizada das principais empresas presentes no entorno de Coimbra. A mão de obra qualificada é sempre valorizada e novas vagas são abertas com regularidade.
Vale saber que Coimbra é uma cidade com forte tradição educacional. Sendo assim, profissionais do ramo com alta formação ou em busca de especialização encontrarão aqui as melhores oportunidades.
Professores com alta qualificação, especialistas em língua inglesa e francesa, educadores, pedagogos e bibliotecários também são muito requisitados.
Os setores de tecnologia da informação, engenharia e construção civil e as atividades do comércio e do turismo também são fontes de excelentes oportunidades de trabalho em Coimbra.
Não são raros os casos de brasileiros que vêm para estudar em Coimbra e acabam se inserindo no mercado de trabalho local.
Moradia
Podemos dividir o mercado imobiliário de Coimbra em duas partes: imóveis para estudantes e imóveis familiares.
Os bairros de Sé Nova, Almedina, São Bartolomeu e São Martinho e Bispo são os mais procurados pelos estudantes pela proximidade com o campus da universidade.
Essas áreas geralmente oferecem aluguéis mais baratos, mas com o contratempo de serem bairros mais agitados por causa da grande presença de estudantes.
Isso não quer dizer que sejam bairros ruins ou barulhentos, uma vez que Coimbra possui leis bem rigorosas sobre festas e qualquer tipo de perturbação do sossego.
Já os bairros de Celas, Solum, Santa Clara e Vale das Flores são muito procurados por famílias e pessoas em busca de ótimos serviços e imóveis de qualidade.
Aqui os valores costumam ser maiores, mas estamos falando de imóveis novos ou renovados, perto dos principais centros comerciais e com fácil acesso ao centro histórico.
Os valores, como bem podemos deduzir, variam muito. Nos bairros nobres o aluguel de um apartamento de 2 quartos não sai por menos de 1200 euros.
A boa notícia é que Coimbra tem em seu entorno diferentes bairros e vilas, com bom acesso e serviços de primeira. Se você não se importar em ter que se deslocar um pouco mais, encontrará em vilas como Valongo, Taveiro e Antuzede ótimas residências por preços bem menores.
Vale a pena morar em Coimbra?
Coimbra é uma cidade com excelente qualidade de vida, um mercado de trabalho bem diversificado e diferentes opções de lazer e cultura. É o lugar ideal para quem gosta de natureza e pretende viver uma vida mais calma.
Mesmo assim é bom saber que o grande fluxo de estudantes faz de Coimbra uma cidade um tanto agitada. O turismo aqui também é bem intenso, especialmente na alta temporada, quando a cidade costuma ficar bem cheia e os preços tendem a aumentar.
Principais pontos positivo: lazer e cultura
Coimbra é uma das cidades mais ativas culturalmente de Portugal. Durante todo o ano você encontrará uma ampla agenda de shows, mostras, exposições e eventos para todos os gostos – dê uma olhada neste site de cultura para conferir o que rola por lá.
A facilidade de locomoção também ajuda a uma vida mais ativa. Em todo o entorno de Coimbra você encontrará parques e áreas de lazer para praticar esportes ou curtir a natureza.
Principal ponto negativo: custo de vida
Coimbra é uma cidade até certo ponto bem acessível, mas temos que considerar que o fluxo universitário e turístico encarece o custo de vida local. O aluguel, como sempre, é o principal vilão na hora de decidir por uma cidade.
No caso de Coimbra, diversos bairros estão se tornando áreas de luxo, atraindo investidores de diferentes partes de Portugal e também de toda a Europa. O resultado é um custo de vida maior, mas nada que um bom planejamento não possa contornar.
3- Vila Nova de Gaia
Vila Nova de Gaia está para o Porto assim como Oeiras está para Lisboa. Com cerca de 303 mil habitantes, Vila Nova de Gaia é quase um bairro do Porto. Para se deslocar de um centro a outro basta cruzar o rio Douro num trajeto de poucos minutos.
A cidade está conectada a Porto por seis diferentes pontes, duas delas servem de acesso via comboio (trem) e as demais são para pedestres, bicicletas e carros. A linha metropolitana de comboios cruza toda a região, garantindo um deslocamento rápido entre as duas cidades e seus principais bairros.
Essa proximidade faz de Vila Nova de Gaia uma ótima cidade para morar em Portugal. Além do custo de vida mais baixo, Gaia é uma cidade segura, com uma ótima estrutura de serviços e atrações culturais tão incríveis quanto sua vizinha mais famosa.
Apesar de aparentemente mais tranquila que Porto, Vila Nova de Gaia é uma das maiores cidades portuguesas e a maior de sua região. Sem o fluxo intenso de turistas e com uma população bem diversificada, muitos brasileiros escolhem Vila Nova de Gaia para viver.
Trabalho
O mercado de trabalho em Gaia é bem diverso, porém mais focado em indústrias e empresas do setor vinícola. Como as duas cidades são muito próximas, não é realmente um problema viver em Gaia e trabalhar do outro lado do Douro.
Diversas empresas de destaque possuem filiais em Gaia, como é o caso de empresas como Toyota, Hyundai e AMCOR.
Boa parte das grandes empresas nessa região são do setor agrícola e vinícola. Pouca gente sabe, mas o famoso vinho do Porto é feito em Gaia. A cidade é um dos maiores polos europeus de produção, tanto do vinho do Porto quanto de outros rótulos.
Diversos projetos de valorização e ampliação da mão de obra no setor de vinhos estão sendo implementados. O maior deles é o WOW – World of Wine, um complexo de entretenimento com bares e restaurantes onde o visitante pode conhecer de perto todo o processo de criação do vinho.
Gaia também oferece diversas vagas no setor de logística, transportes, comércio exterior e no setor imobiliário.
Moradia
Vila Nova de Gaia já teve imóveis com preços bem mais atraentes. O problema da alta dos valores também ocorre por aqui, mas a principal vantagem é que a cidade dispõe de uma enorme oferta de casas, apartamentos e até propriedades rurais, tanto para compra quanto para alugar.
Em média um apartamento de dois quartos na região central pode ser alugado a partir dos 1000 euros ao mês.
Vale saber que os bairros que margeiam o Douro são os mais procurados e com valores mais elevados, tanto pela vista para a cidade de Porto, quanto pela facilidade de acesso às pontes que ligam os dois municípios.
De um modo geral, os bairros de Mafamude, Miramar, Valadares e Canidelo contam com excelentes áreas habitacionais.
São prédios novos ou renovados, muitos deles com garagem ou bem próximos de praças e áreas de lazer. Vilar do Andorinho, Grijó e Vilar do Paraíso são localidades um pouco mais afastadas, mas com imóveis de qualidade e a preços bem mais baixos.
Vale a pena morar em Gaia?
Vila Nova de Gaia é uma cidade dinâmica, com ótima infraestrutura e bem perto da mais importante cidade do Norte de Portugal, Porto.
Além de diferentes opções de lazer, Vila Nova de Gaia dispõe também de diversas praias distantes apenas cerca de 25 minutos do centro.
Graças a sua importância comercial e ao crescimento de seu polo de indústrias, Vila Nova de Gaia tem se tornado uma excelente opção de mercado de trabalho.
Menos turística e mais residencial, essa é uma cidade perfeita para quem busca combinar boa qualidade de vida e desenvolvimento profissional.
Principal ponto positivo: mercado de trabalho
Embora Porto seja uma cidade muito mais agitada, Vila Nova de Gaia se destaca pela oferta de diferentes vagas de trabalho nos mais variados setores. Profissionais qualificados sempre encontrarão por aqui ótimas oportunidades.
O setor comercial também é mais amplo que o do Porto, isso facilita a abertura de empresas, especialmente nas áreas de logística, comércio e serviços. Vila Nova de Gaia não depende tanto do turismo ou da vida estudantil, isso significa que por aqui as vagas de emprego são mais sólidas, sem o problema da sazonalidade.
Principal ponto negativo: ritmo de vida
Vila Nova de Gaia pode ser vista como uma grande cidade, na verdade ela é a maior da região norte, mas ainda assim não possui as mesmas atrações de lazer e cultura que no Porto.
Isso não quer dizer que Vila Nova de Gaia não tenha boas opções de entretenimento, mas seus moradores quase sempre precisam ir até Porto para desfrutar de festivais, mostras, galerias, shows e demais eventos.
Outro ponto que devemos notar é que Vila Nova de Gaia fica um pouco distante de outras cidades importantes. Aveiro fica a 70 km, até Viana do Castelo são 81 km. Ou seja, para conhecer outros lugares, será preciso se deslocar um pouco mais.
Se você quer saber tudo sobre as cidades principais cidades de Portugal, dá uma olhada aqui.
4- Oeiras
Distante apenas 24 km de Lisboa e com pouco mais de 171 mil habitantes, Oeiras é uma das cidades preferidas por quem deseja viver perto da capital.
Muitas coisas chamam a atenção em Oeiras, mas sua principal vantagem é a proximidade com Lisboa, o que faz dela o destino ideal para quem deseja trabalhar na capital e morar com mais tranquilidade.
Oeiras está localizada bem perto da Costa do Estoril, uma região com um dos maiores índices de desenvolvimento humano de Portugal. Condomínios de luxo e grandes centros empresariais super modernos são comuns por aqui.
Essa não é só uma das cidades mais bem desenvolvidas de Portugal, mas é também considerada um dos municípios mais ricos da Península Ibérica e também de toda a Europa.
Parte desse desenvolvimento se deve ao grande número de indústrias e empresas das mais diferentes áreas que estão instaladas por aqui. O destaque da cidade nas áreas de tecnologia e inovação deram-lhe o apelido de “Sillicon Valey de Portugal”.
Moderna, dinâmica e repleta de bairros de alto padrão, Oeiras é banhada pelo rio Tejo. Quando vista no mapa, a cidade parece ser um bairro de Lisboa, de tão próxima da capital. Mas não se engane, Oeiras é uma cidade com personalidade própria.
O seu animado centro comercial e suas praias (Oeiras tem praias fluviais e outras já na costa do Atlântico) são garantia de entretenimento e qualidade de vida para seus moradores.
Outra grande vantagem que coloca Oeiras como uma das melhores cidades para se morar em Portugal é sua localização especial. De Oeiras a Cascais são menos de 20 minutos de trem. Até o centro de Lisboa são cerca de 40 minutos de carro. Até a cidade turística de Sintra são menos de 30 minutos.
Não muito longe também está o Parque Natural Sintra-Cascais, um dos mais visitados do país, com ampla área verde e acesso para diferentes praias.
Além de todas essas vantagens, Oeiras é uma cidade arborizada, segura e com ótimo sistema de transporte.
Trabalho
Durante um bom tempo, Oeiras foi vista apenas como uma cidade dormitório. Hoje a realidade econômica do lugar mudou drasticamente. Oeiras oferece um mercado de emprego amplo, talvez o de maior crescimento em Portugal.
Com diversos parques empresariais e industriais, Oeiras vem atraindo pessoas de todo o mundo em busca de boas vagas de emprego. Mas é importante saber que a cidade dá prioridade aos profissionais de tecnologia por causa da alta demanda desse setor.
Os centros empresariais de Lagoas Park, Taguspark e o Quinta da Fonte são os maiores da cidade e estão sempre em busca de profissionais qualificados.
Empresas como BMW, Canon, Intel, TVI, LG, P&G, Electrolux, HP e muitas outras, também estão sediadas no município. No site do projeto Oeiras Valley é possível saber mais sobre o polo industrial na cidade.
Oeiras se destaca também no setor de engenharia, serviços e profissões ligadas ao ramo imobiliário.
Moradia
De modo geral, alugar uma casa ou apartamento em Oeiras sairá mais barato do que em Lisboa, mas é preciso pesquisar bem. Os imóveis centrais, próximos da foz do Tejo, são mais caros mas oferecem muito conforto e uma vista especial.
A boa notícia é que Oeiras está interligada a diferentes cidades da região. É possível alugar uma casa em bairros fronteiriços, como Lombos e Sassoeiros, que fazem parte da cidade de Carcavelos.
Os bairros de Terrugem e Laveiras oferecem casas com ótimo acabamento. Na maioria são imóveis renovados, amplos e confortáveis. O valor do aluguel por aqui gira em torno dos 1200 euros por mês.
Vale a pena morar em Oeiras?
Oeiras não tem o mesmo apelo turístico de cidades como Braga ou Coimbra, seu entorno é marcado por grandes centros industriais e parques empresariais e de tecnologia. Isso faz dela uma cidade perfeita para quem almeja uma boa colocação no mercado de trabalho.
Suas praias na foz do Tejo são animadas e oferecem entretenimento de qualidade o ano todo. Mas se você prefere mais agito, basta esticar até Lisboa para aproveitar tudo o que a capital portuguesa tem de melhor.
Principal ponto positivo: mercado de trabalho
Oeiras é uma cidade privilegiada no que se refere a empregos. Além de sua enorme área industrial, a cidade oferece a possibilidade de fácil deslocamento a outros centros urbanos, incluindo Lisboa. Isso representa maiores chances de emprego de qualidade.
Principal ponto negativo: menos opções de lazer
Oeiras é, como a maioria das cidades da região, um lugar com ótima qualidade de vida. Mas temos que admitir que essa não é uma cidade tão diversa culturalmente.
Na prática, esse é um problema menor, pois o fácil deslocamento para outras cidades permite aproveitar tudo o que a região tem para oferecer.
5- Viseu
Com quase 100 mil habitantes e distante cerca de 300 quilômetros de Lisboa, Viseu está localizada na região central de Portugal e é conhecida pelo clima acolhedor e suas belas paisagens naturais.
Viseu já foi eleita diversas vezes como uma das cidades portuguesas com melhor qualidade de vida. Sua forte tradição regional fez dela a Cidade Europeia do Folclore, título que ostenta desde 2018.
Além de sua grande importância histórica, Viseu é conhecida por suas montanhas. A cidade encontra-se em um vale cercado pelas serras do Caramulo, Buçaco, Estrela, Leomil e Montemuro. O clima aqui é bem ameno, o que favorece a agricultura e a produção de queijos.
A cidade faz parte da região de produção de vinhos Dão, uma das mais famosas e premiadas de todo o mundo. O turismo rural e gastronômico também é bem forte por aqui.
Outro traço marcante da cidade é sua sólida tradição religiosa. Viseu possui algumas das igrejas mais bonitas do país. A Sé de Viseu, datada do século XII, é uma das jóias da arquitetura medieval portuguesa.
A famosa Feira Franca, ou Feira de São Mateus, ocorre todos anos desde 1188, sendo uma das mais antigas feiras do mundo. O evento atrai milhares de pessoas e é um ótimo passeio para quem gosta de boa comida e música.
Trabalho
O mercado de trabalho em Viseu não é tão amplo quanto em outras cidades do mesmo porte. A oferta de vagas está diretamente ligada aos setores de vendas, turismo, agricultura (principalmente vinhos e queijos) e ao turismo.
Atualmente o setor empresarial e industrial da região começa a ganhar mais força e Viseu já apresenta uma boa variedade de empresas de diferentes ramos.
Os destaques são as áreas da indústria química, da saúde e da construção civil. No site da Universia.Pt é possível conferir as principais empresas da cidade.
A Câmara de Viseu também possui ações de incentivo para quem deseja abrir uma empresa na região. O Viseu Investe é um sistema de apoio ao empresário que visa facilitar tanto a abertura como a manutenção de negócios. O projeto tem dado certo e empresas como IBM, Bizdirect e Goucam já abriram filiais na cidade.
Vale lembrar que Viseu está numa região com grande influência da produção de vinhos, queijos e produtos agrícolas. Dessa forma, há sempre vagas para profissionais do ramo de engenharia de alimentos, gestão ambiental, agronomia, enologia, bem como vendas, gastronomia e administração.
Moradia
O grande destaque de Viseu sem dúvidas é o ótimo custo de vida. A cidade oferece ótimas opções de moradia por preços bem competitivos.
Os bairros de Jugueiros (próximo ao shopping), Vildemoinhos e o perímetro do centro histórico são certamente os mais caros para se morar em Viseu, mas mesmo assim, quando em comparação com cidades como Lisboa, Porto ou Faro, ofertam imóveis com preços excelentes.
A média de preço do aluguel de um apartamento de dois quartos está em torno de 750 euros ao mês. Imóveis de alto padrão podem ser alugados por cerca de 1000 euros.
Como Viseu é uma cidade relativamente pequena, mesmo os bairros mais afastados podem ser acessados sem grandes dificuldades.
Vale lembrar ainda que a cidade possui um dos melhores sistemas de transporte de Portugal. O MUV, Mobilidade Urbana de Viseu, inclui dezenas de linhas de ônibus e vias para ciclistas.
Vale a pena morar em Viseu?
Tranquilidade, qualidade de vida, ótimo sistema de transporte, belas paisagens naturais e ótimas atrações culturais são alguns dos motivos que fazem de Viseu uma das melhores cidades para morar em Portugal.
Apesar de relativamente pequena, Viseu tem tudo o que um grande centro urbano pode oferecer. Comércio, hospitais, escolas de qualidade, parques e alguns dos melhores vinhos e queijos do mundo fazem parte da rotina de quem vive por aqui.
Principais pontos positivo: qualidade de vida e baixo custo
Viseu é conhecida pela combinação de clima de montanha, ritmo sossegado e povo acolhedor. Essa é uma cidade especial para quem deseja viver com qualidade de vida sem ter que gastar fortunas.
Segura, repleta de áreas verdes e muito bem servida de transporte público, Viseu é perfeita para famílias ou para quem deseja curtir sua aposentadoria sem preocupações.
Principal ponto negativo: mercado de trabalho
Viseu é uma cidade com um amplo setor empresarial, mas ainda assim seu mercado de trabalho não é tão dinâmico. Por ser uma cidade com forte tradição agrícola, sua economia ainda não é tão diversificada e encontrar uma boa vaga de trabalho por aqui poderá ser um desafio.
Você quer saber tudo sobre as principais cidades de Portugal? Clique aqui e conheço o material mais atualizado e completo sobre as cidades de Portugal.
[…] muitos pontos positivos de morar em Portugal, não só na capital Lisboa mas em vários outras cidades do país, sem dúvidas, mas para os brasileiros a maior vantagem de todas é a […]
[…] • As 5 melhores cidades para morar em Portugal fora do eixo Porto-Lisboa […]
[…] • 5 melhores cidades para morar em Portugal fora do eixo Porto-Lisboa […]
[…] As 5 melhores cidades para morar em Portugal fora do eixo Porto-Lisboa […]
[…] • Leia também > Conheça as 5 melhores cidades para morar em Portugal […]
[…] • As 5 melhores cidades para morar em Portugal fora do eixo Porto-Lisboa. […]
[…] • As 5 melhores cidades para morar em Portugal fora do eixo Porto-Lisboa. […]